sábado, 23 de março de 2013

Substantivos:


Veja o conteúdo desenvolvido em sala: http://www.4shared.com/office/G3g9xMrY/substantivos.html

veja mais aqui:


Podemos dizer que substantivo é a palavra que dá nome aos seres. Eles podem ser classificados da seguinte forma:

Concreto;
Abstrato;
Comuns;
Próprios.

CLASSIFICAÇÃO DO SUBSTANTIVO


CONCRETO


É aquele que indica a existência de seres reais ou imaginários.

Exemplos:

Reais    imaginários
Brasil     bruxa
Recife    curupira

ABSTRATO


É aquele que indica sentimentos, qualidades, ações, estados e sensações.

Exemplo:

Sentimento: amor, ódio, paixão;
Qualidade: honestidade, fidelidade, perfeccionismo;
Ações: trabalho, doação;
Estado: vida, solidão, morte;
Sensação: calor, frio.

COMUNS


É aquele que indica elementos de uma mesma espécie.

Exemplo:

Criança, cidade, livro.

PRÓPRIO


É aquele que indica um ser em particular.

Exemplo:

Roberto, Pernambuco, Capibaribe, Brasil.

Os nomes próprios são utilizados principalmente em:

Rios: Capibaribe, Amazonas;
Cidades: Recife, Porto Alegre;
Estados: Pernambuco, Rio Grande do Sul;
Países: Brasil, Austrália;
Pessoas: Rubem, Antônio;
Empresas: Intel, Oracle.

Observação: o substantivo coletivo é um substantivo comum que, mesmo no singular indica um agrupamento, multiplicidade de seres de uma mesma espécie.

Constelação » estrelas;
Cáfila » camelos.

Vejamos alguns substantivos coletivos:

Alcatéia » lobos;
Arquipélago » ilhas;
Banca » examinadores, advogados;
Boiada » bois;
Cacho » bananas, uvas;
Década » período de dez anos;
Discoteca » discos;
Enxame » abelha, insetos;
Esquadrilha » aviões;
Fauna » animais de uma região;
Frota » carros, ônibus;
Lustro » período de cinco anos;
Manada » bois, porcos;
Pinacoteca » quadros;
Quadrilha » ladrões;
Rebanho » gado, ovelhas;
Resma » quinhentas folhas de papel;
Século » período de cem anos;
Triênio » período de três anos;
Vocabulário » palavras.

FORMAÇÃO DO SUBSTANTIVO


Quanto à formação o substantivo pode ser:

Primitivo;
Derivado;
Simples;
Composto.

PRIMITIVO


Dá origem a outras palavras.

Exemplo:

Pedra, ferro, vidro.

DERIVADO


É originado através de outra palavra.

Exemplo:

Pedreira, ferreiro, vidraçaria.

SIMPLES


Apresenta apenas um radical na sua formação.

Exemplo:

Vidro, pedra.

COMPOSTO


Apresenta dois ou mais radicais na sua formação.

Exemplo:

Pernilongo, couve-flor.


(fonte: http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/josebferraz/substantivo001.asp)






Exercícios sobre substantivos

1. Em: a) “os gregos saíram de dentro do cavalo”
        b) Os cavalos gregos assustaram o inimigo.

Qual é a classe gramatical das palavras sublinhadas.
___________________________________________________________

2. Marque a única opção em que o adjetivo “Velho” tem função de substantivo:
(   ) O seu tio era velho. (   ) O velho não gostava de jogar damas. 
(   ) Era um armário velho e empoeirado.

3. Leia o texto e responda às questões a seguir:
A Bailarina
Esta menina tão pequenina quer ser bailarina
Não conhece nem dó nem ré,
mas sabe ficar na ponta do pé
Não conhece nem mi nem fá,
mas inclina o corpo para cá e para lá
Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri
Roda, roda, roda com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.
Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.
Esta menina tão pequenina quer ser bailarina
Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.
(Cecília Meireles)

a) Retire do texto dois substantivos comuns.
______________________________________________________

4. O substantivo coletivo de: viajantes, examinadores e aves é:
a) caravana, assembléia e concílio
b) caravana, banca e bando
c) congresso, bando e banca
d) congresso, concílio e assembléia
5.      Substitua, nas frases abaixo, o substantivo próprio por um substantivo comum, 
mantendo o sentido da frase.

a)        Maria sempre leva seus filhos para brincar no Hopi-Hari.

b)        Comprei um par de Havaianas para ir à praia.

c)        Juliana sempre pede para a mãe comprar Trakinas.

d)        Todo dia tomo leite com Toddy no café da manhã.


6.      Observe os substantivos em destaque e escreva C para os substantivos concretos e A para os substantivos abstratos.

(    )  Guardar dinheiro  quando se é jovem é uma segurança para a velhice.
(    )  O segurança era muito forte e alto.
(    )  Sempre que estou em casa, sinto que estou em segurança.
(    )  A felicidade é um sentimento que completa o ser humano.
(    )  Dona Felicidade fez o melhor bolo de chocolate que já comi.
(    )  Rosa é uma ótima professora.
(    )  A rosa é uma das mais lindas flores da nossa flora.

7. Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.

1. COMUM        (   ) É aquele que particulariza um ser da espécie. Possuem
                             nomes próprios, principalmente:
2. PRÓPRIO       (   ) É aquele que indica seres dependentes de outros seres
3. CONCRETO  (   ) É aquele que dá origem a outras palavras.
4. ABSTRATO   (   ) É aquele que indica um nome comum a todos os seres da
                             mesma espécie.
5. PRIMITIVO   (   )É aquele que indica seres reais ou imaginários, de
                             existência independente de outros seres
6. DERIVADO   (   )É aquele que se origina, que se forma de outra palavra.
                             pedreira, pedregulho, pedrada, pedraria (derivados da pedra)
                             terreno, terreiro terráqueo, subterrâneo (derivados de terra)
7. COLETIVOS  (   )É aquele formado de apenas um radical
8. COMPOSTO   (   ) É aquele formado de dois ou mais radicais
9. SIMPLES        (   )  Embora no singular, indicam uma multiplicidade de seres da mesma espécie

10. Indique a alternativa em que todos os substantivos são abstratos:
a) tempo – angústia – saudade – ausência – esperança– imagem;
b) angústia – sorriso – luz – ausência – esperança –inimizade;
c) inimigo – luz – esperança – espaço – tempo;
d) angústia – saudade – ausência – esperança – inimizade;
e) espaço – olhos – luz – lábios – ausência – esperança.

11. Separe, das frases abaixo, os substantivos próprios e os comuns, escrevendo-os no quadro.
a.      O motorista do ônibus era Antônio.
b.      O Jornal do Brasil deu a notícia do assalto.     
c.      Os legumes caíram no chão.
d.      Benito, Iara e Marli já leram o texto em Recife.
e.      Era sempre festa quando o professor Celso chamava os sobrinhos e os netos para contar-lhes histórias.
f.      Cláudia, Helena, José e Joaquim atendiam ao avô, com muita alegria.
g.      Eles gostavam de ouvir as mesmas lendas: Saci Pererê, Negrinho do Pastoreio.
h.      As lendas de índios e as histórias fantásticas dos escravos trazidos da África eram as histórias preferidas.

12. Sublinhe os substantivos simples e circule os substantivos compostos existentes nas frases:
a) Henrique foi à feira e trouxe um cacho de (banana-maçã).
b) Na festa, havia (pão-de-ló), cocada, (olho-de-sogra), (baba-de-moça) e goiabada.
c) Sei que é lindo o  (girassol), mas não abra a janela porque entram os (pernilongos).
d) O (porta-mala) está tão cheio que foi difícil fechá-lo.

13. Forme substantivos derivados de:
pedra – pedreiro, pedregulho, pedraria, pedrada                sol – solar                      livro – livraria, livreiro       rio – riacho                               flor – florista, floreira          rei – reino, reinado           jardim – jardineiro      banana – bananeira, bananada, bananal                mar – maresia, maremoto, marinheiro                       máquina – maquinário, maquinista      jornal – jornaleiro, jornada                 dia – diarista, diário, diurno
14. Encontre os substantivos primitivos que dão origem aos derivados abaixo:
pobreza – pobre                leiteiro – leite                 porteiro – porta                paliteiro – palito          ansiedade –ânsia               mangueira – manga        cavaleiro – cavalo            peixeiro – peixe      cachorrada – cachorro      camponesa –campo       asneira – asno

15. Reescreva as frases abaixo, substituindo a palavra em negrito, pelo substantivo coletivo correspondente, fazendo as alterações necessárias:
a) Os artistas da novela saíram atrasados.   O elenco da novela saiu atrasado.
b) Os navios de guerra voltaram ao mar. A esquadra voltou ao mar.
c) Os jurados se reuniram na sala secreta. O júri se reuniu na sala secreta.

16. Preencha as lacunas com os substantivos coletivos convenientes:
a) Fui à   biblioteca   e encontrei um bom livro para minha pesquisa.
b) As estrelas que formam a    constelação do Cruzeiro do Sul são cinco, formando uma cruz.
c) A    esquadra     de Cabral chegou ao Brasil em 1500.
d) A     esquadrilha      de aviões brasileiros sobrevoou a cidade durante muitas horas.
e) Dei um     ramalhete     de rosas à minha mãe.
f) Ganhei um    álbum    contendo fotos de quando eu era criança.
g) O enxame          de abelhas africanas zumbiam assustadoramente.
h) Naqueles rios encontram-se    cardume     de peixes grandes.
i) A     flora     brasileira apresenta vegetação variada.
j) Grande    multidão, caravana    de retirantes invadiu a cidade.

17.     Responda às questões a seguir, empregando um substantivo coletivo. Veja o exemplo:

— O fazendeiro leiloou apenas um boi?  /  —Não, toda a manada.

a)      A empresa liquidou apenas um carro?
b)     A polícia prendeu apenas um ladrão?
c)      Os cientistas pesquisaram apenas estes animais e plantas da região?
d)     A bibliotecária pediu que fizessem apenas o levantamento dos livros de referência?
e)      Na feira, exporão apenas este jornal e esta revista?
f)       Somente um ator ficará hospedado aqui?
g)      O que é exigido no exame: conhecer apenas duas ou três leis sobre o trânsito?

18. Classifique os substantivos destacados em concretos e abstratos:
a) Fantasma assombra a cidade.
b) No Caderno Mulher você encontra inteligência, profundidade, superficialidade, beleza e conteúdo, do jeito que a mulher gosta.
c) Razão e sensibilidade é o título de um romance.
d) Não é possível crer que você acredita em duendes.

19. Classifique em próprios e comuns os substantivos destacados:
a) O Sol e Mercúrio enviam ótimas vibrações ao seu signo.
b) Minha mãe sempre pedia para pôr o disco dos Beatles.
c) Quando Azevedo saiu da faculdade de São Paulo e voltou para a fazenda da província de Minas Gerais, tinha um projeto: ir à Europa.
d) A cachorra Baleia corria na frente.

20. Classifique cada um dos substantivos destacados em simples e composto:
a) Com a sofisticação dos computadores, as empresas procuram mão de obra mais qualificada.
b) A ordem é deixar as pernas à mostra, mas protegidas por uma das mais charmosas peças do vestuário
feminino: a meia-calça.
c) No interior do Brasil, ainda se teme o lobisomem.
d) Embora a maioria das donas de casa use lençóis brancos, a cor preferida por elas é o azul.

21. Reescreva a frase alterando o substantivo destacado por seu coletivo (atenção: além do próprio substantivo, é necessário alterar as palavras que o acompanham):
a) Eles correm para a praça, na perseguição de delicados, coloridos passarinhos.
b) O Japão é composto por uma grande quantidade de ilhas.
c) Em toda cidade circulam por dia cerca de 5 milhões de veículos.
 d) Os espectadores aguardavam ansiosamente pelo início do concerto




Um comentário: