sábado, 24 de agosto de 2013

O que é conjunção?


Conjunção é a palavra invariável que relaciona (ou liga) duas orações ou dois termos que exercem a mesma função sintática. Quando duas ou mais palavras desempenham o papel de conjunção recebem o nome de locução conjuntiva.
Veja alguns exemplos: apesar de, à medida que, a fim de que, à proporção que, desde que, visto que, ainda que etc.
As conjunções são classificadas de acordo com o tipo de relação que estabelecem. As conjunções que relacionam orações independentes ou sintaticamente equivalentes são chamadas de conjunções coordenativas. Já, as conjunções que relacionam orações dependentes, ou seja, que ligam a oração principal a uma oração que lhe é subordinada são chamadas de conjunções subordinativas.
Observe:
O professor explicou o conteúdo e os alunos fizeram os exercícios.
e: conjunção coordenativa - liga orações independentes

Se o professor explicar o conteúdo, os alunos poderão resolver os exercícios.
Se: conjunção subordinativa - liga orações dependentes

As conjunções coordenativas são classificadas em aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas, de acordo com o sentido das relações que estabelecem.
Veja alguns exemplos:
Classificação
Sentido
Principais conjunções
Aditivas
adição, soma
e, nem, mas, também
Adversativas
oposição, contraste
mas, porém, contudo, todavia, entretanto
Alternativas
alternância, exclusão
ou, ou...ou, ora...ora, já...já, quer...
Conclusivas
conclusão explicação
quer logo, pois (posposto ao verbo), portanto
Explicativas
justificativa
pois (anteposto ao verbo), porque, que

As conjunções subordinativas são classificadas em integrantes e adverbiais. As integrantes introduzem orações subordinadas substantivas. As adverbiais introduzem orações que indicam uma circunstância adverbial relacionada à oração principal, são subdivididas em: causais, condicionais, consecutivas, comparativas, conformativas, concessivas, temporais, finais, proporcionais.
Veja o quadro abaixo:

Classificação
Sentido
Principais conjunções
Integrantes
sem valor semântico específico, apenas ligam orações
que, se
Causais
causa, motivo
porque, como, já que, visto que
Condicionais
Condição
se, caso, desde que, contanto que
Consecutivas
consequência
que (precedido de tão, tal, tanto), de modo que
Comparativas
Comparação
como, que (precedido de mais ou menos), assim como
Conformativas
Conformidade
como, conforme, segundo
Concessivas
Concessão
embora, se bem que, mesmo que, ainda que
Temporais
Tempo
quando, assim que, antes que, depois que
Finais
Finalidade
para que, a fim de que, que
Proporcionais
Proporção
à medida que, à proporção que

Veja alguns exemplos de usos das conjunções:
"Este ano a olimpíada vai contar com a participação de 55.570 instituições públicas municipais, estaduais e federais. Por enquanto os alunos das escolas inscritas participam de oficinas de texto e desenvolvem prática nos gêneros poesia, memória e artigo de opinião. Os textos para a seleção podem ser enviados até 18 de agosto." (Folha Online)
"Educação melhora, mas nível continua baixo no Brasil, mostra IDEB." (Folha Online)

As conjunções, assim como as preposições, não exercem função sintática na oração, apenas ligam termos de mesma função sintática ou orações, por isso, são consideradas conectivos. No entanto, estabelecem relações lógicas essenciais para a construção de textos coerentes e coesos.
As conjunções cumprem papel decisivo  na construção da textualidade. São elementos articuladores de palavras e ideias, que explicitam relações de oposições, adição, causa, conclusão, etc, tornando o texto claro, articulado e coerente.
Atividade

Para apresentar a temática da aula aos alunos, o professor deverá exibir para eles o vídeo seguinte  que trata das conjunções.
Vídeo: Conjunções
http://www.youtube.com/watch?v=zDMUsPDCOsY
Após a exibição do vídeo, o professor deverá retomar alguns exemplos mencionados no vídeo para conversar com os alunos. As questões abaixo o ajudarão nessa tarefa.
Professor, xeroque-as para os alunos. Assim eles poderão participar mais ativamente da conversa. É COMO SE FOSSE
UM ROTEIRO PARA A CONVERSA.
a.  Qual a função de uma conjunção em um texto?
b. Explique porque as conjunções são articuladores de ideias.
c.  Una as frases abaixo em um só período, escolhendo conjunções  para  definir o sentido  que você quer estabelecer.

A inclusão no ensino superior no Brasil melhorou nos últimos anos.
A maior parte da população negra continua à margem do ensino acadêmico.
O governo não encontra uma fórmula convincente de comparação étnica nas universidades.

d. Explique a relação de sentido estabelecida pelas conjunções mas e porque, no período abaixo.

A inclusão no ensino superior no Brasil melhorou nos últimos anos, mas a maior parte da população negra continua à margem do ensino acadêmico, porque o governo não encontra uma fórmula convincente de comparação étnica nas universidades.

e. Explique a diferença de sentido entre o período apresentado no item d e o período apresentado abaixo.

O governo não encontra uma fórmula convincente de comparação étnica nas universidades, por isso a população negra continua à margem do ensino acadêmico, embora a inclusão no ensino superior no Brasil tenha melhorado nos últimos anos.


f. A partir da diferença entre os dois períodos - itens d e e - explique porque as conjunções determinam o encadeamento lógico entre as ideias de um texto.

video aula 01



video aula 02



video aula 03



video aula 04


Pessoal do 9º ano, deixe suas perguntas postadas nos comentários, logo abaixo. Abraço e bons estudos!
Prof. Paulo

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